Seu portal de pesquisas em queijos artesanais

Queijos artesanais mineiros: EPAMIG ILCT publica edição especial do Informe Agropecuário

Queijos Artesanais Mineiros: EPAMIG ILCT publica edição especial do Informe Agropecuário 

Em 2013, a EPAMIG ILCT publicou o primeiro Informe Agropecuário dedicado aos queijos artesanais mineiros, intitulado "Queijos artesanais mineiros: da matéria-prima ao produto final". Naquela época, apenas cinco regiões eram reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA): Canastra, Serro, Araxá, Cerrado e Campos das Vertentes.

Nos últimos dez anos, o cenário do queijo artesanal mineiro passou por uma profunda transformação. Novas regiões foram oficializadas como produtoras de queijo artesanal mineiro, expandindo significativamente a diversidade e a riqueza dessa tradição culinária. Atualmente são 10 regiões produtoras de QMA: Araxá, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra da Canastra, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro, Serras da Ibitipoca, Diamantina e Entre Serras de Piedade ao Caraça. Além disso, existem outras 05 regiões produtoras de queijos artesanais, que apresentam distinções em relação aos processos produtivos do tradicional QMA, são elas: Alagoa, Mantiqueira de Minas ,Serra Geral, Vale do Jequitinhonha e Vale do Suaçuí.

Mapa do estado de Minas Gerais destacando as regiões produtoras de todos os tipos de queijos artesanais

Fonte: Adaptado de EMATER- MG ([2023]). Informe Agropecuário, 2023.

Diante de tantas mudanças e avanços desde a primeira edição do Informe Agropecuário, a EPAMIG ILCT lançou em 2023 uma nova edição especial dedicada ao tema. O objetivo é atualizar o conhecimento sobre o QMA, abordando tópicos relevantes que ainda não foram suficientemente explorados, como a legalização da produção de queijos com fungos filamentosos. A nova edição traz informações sobre a regulamentação recente que permite a produção de queijos com cascas "floridas", abrindo novas possibilidades para os produtores mineiros. Além disso, o informe também destaca queijos que se diferenciam dos tradicionais queijos artesanais mineiros, como o Queijo Alagoa e o Queijo da Mantiqueira, reconhecendo a riqueza e a variedade da produção queijeira em Minas Gerais.

Uma das coordenadoras da edição especial de 2023, a professora e pesquisadora Renata Costa, ressalta a importância do Informe Agropecuário como ferramenta de difusão do conhecimento: "O informe tem o propósito de levar informações relevantes não apenas para os produtores, mas também para docentes, discentes e profissionais do setor. Assim como na edição anterior, além dos pesquisadores da EPAMIG ILCT, outras instituições de pesquisa de Minas Gerais e de outros estados contribuíram para este trabalho, que se destaca pela relevância social e econômica dos queijos artesanais para o estado de Minas Gerais."

A nova edição do Informe Agropecuário "Queijos artesanais mineiros" representa um marco importante na valorização e na preservação dessa tradição secular, colocando Minas Gerais em destaque na produção queijeira artesanal no Brasil.

Para mais informações, consulte o Informe Agropecuário "Queijos artesanais mineiros" disponível em: https://www.livrariaepamig.com.br/produto/subcategoria/ia-323-queijos-artesanais-mineiros/.